terça-feira, 29 de março de 2011

DIGNIDADE!!

Para mim dignidade é ter amor a minha própria vida, amor a minha família, aos meus amigos e ao meu próximo. Isso é dignidade!!! Para sermos dignos precisamos nos amar, precisamos perder certos medos, precisamos em muitas ocasiões deixar nossa zona de conforto, deixar a plateia e subir no palco. Quando vencemos esses desafios podemos começar a sermos livre para escrever nossa própria história. Viemos a esse mundo para enfrentarmos sacrifícios e desafios, o próprio SALVADOR nos deu exemplo de dignidade quando assim diz: “Quem não toma sua cruz não é digno de mim”Mt10:38 O SENHOR SABE QUE NA VIDA TERRENA TEMOS QUE ENFRENTAR INJUSTICEIROS, OPRESSORES E PARA DESAFIÁ-LOS EM BUSCA DA NOSSA DIGNIDADE PRECISAMOS CARREGAR A NOSSA CRUZ. Nosso PAI CELESTIAL, nos fez sua imagem e semelhança e se somos a imagem e a semelhança de Deus, cada um de nós temos capacidades a ser desenvolvidas, mas isso exige de cada de nós CORAGEM E AÇÃO!! Para usarmos nossa dignidade temos que buscar sempre a justiça, e buscando a justiça temos que começar a buscá-la por nós mesmos, e assim fazemos quando exigimos de nós mesmos, uma vida digna, na qual tenhamos direitos as principais prioridades e que estejam ao alcance de qualquer cidadão comum. Mas que dignidade eu posso ter se não tenho, nem mesmo coragem de agir?? COMO POSSO SER DIGNO COMIGO, SE O SALÁRIO QUE GANHO COM A FORÇA DO MEU TRABALHO, DE FORMA JUSTA, NÃO ME DAR CONDIÇÕES DE TER E DAR A MINHA FAMÍLIA O MÍNIMO DE CONFORTO, MAS MESMO ASSIM NÃO ENCONTRO EM MIM FORÇA PARA SAIR DA ZONA DE CONFORTO, NA QUAL ME ESTABELECI, E POR NÃO SER CAPAZ DE SAIR, COMEÇO A CULPAR OS OUTROS PELO MEU FRACASSO, OU ESPERAR QUE ALGUÉM FAÇA O QUE EU DE FORMA COVARDE NÃO TENHO CORAGEM? Ou temos dignidade ou somos covardes conosco, e quando não temos coragem de ter dignidade, geralmente arranjamos desculpas, prova maior da nossa covardia. Dignidade é insistir, persistir e nunca desistir! Sabemos que na nossa vivência, seja no trabalho, na família ou vizinhança, nem sempre nos relacionamos com pessoas que tenham essas características, algumas pessoas são tão apáticas que se conformam em viver de forma miserável, mesmo sabendo que pode e deve reivindicar dentro dos seus direitos uma melhor qualidade de vida. É uma pena que algumas pessoas reclamem, sintam privacidades, sonhe em comprar um carro, um computador, uma casa nova, ir um passeio no final do ano, mas que sejam escravas da zona de conforto. Minha dignidade me obriga a querer algo melhor, minha dignidade faz com que minha consciência não seja suficiente, para apoiar, aplaudir alguém que pratica atitudes que eu gostaria de ter, mas por covardia minha não me permito subir no palco. Sabemos que mesmo quando temos atitudes de subir no palco nem sempre os resultados nos são favoráveis, talvez por isso a zona de conforto seja tão intensa!! Talvez porque ficando na plateia não vamos nos sentir derrotados quando algo nos for adverso. ENGANA-SE QUEM ASSIM PENSAR! NO PALCO TEMOS O ORGULHO DE SABER QUE CONSTRUIMOS NOSSA PRÓPRIA DIGNIDADE, POIS LUTAR JÁ É TER DIGNIDADE. SE O RESULTADO DOS NOSSOS ANSEIOS FOR NEGATIVO, VAI SER BEM MAIS DOLOROSO PARA QUEM ESTÁ NA PLATEIA . NO INTIMO DA NOSSA INTIMIDADE PESSOAL EXISTE A NOSSA CULPA. CULPA POR NÃO TERMOS TENTADO, POR NÃO TEMOS BUSCADO, E CULPA POR NÃO TERMOS AJUDADO A CONSTRUIRMOS E EXERCERMOS A NOSSA CIDADANIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário