terça-feira, 22 de maio de 2012


REFLETINDO NOSSA POSTURA DE EDUCADOR.


O perfil do professor faz muita diferença em uma sala de aula. Mesmo sabendo que a nossa  forma de trabalho e postura em sala de aula, podem acarretar conseqüências positivas ou negativas sobre os  alunos, ainda assim, muitas vezes deixamos de refletir  sobre nossas atitudes perante os mesmos. Nossa forma de trabalho, nossa metodologia diante de algumas situações, pode trazer sérias conseqüências sobre os alunos, sejam benéficas ou não. 
Quando o professor assume uma postura autoritária, vê-se desfazer no aluno toda a capacidade de criação, de interação, de construção do próprio conhecimento, de levantar e comprovar hipóteses, bem como toda sua autonomia em relação aos desafios propostos. O aluno torna-se um expectador e assiste às aulas, ministradas pelo mestre soberano, como se fosse um filme, no qual o roteiro já está escrito e não pode ser mudado.
O profissional docente tem que agir como facilitador ou mediador entre o conhecimento e o aluno. Cabe, a escola contribuir para que se elimine a seletividade social e torne a educação democrática. Agindo dessa forma estaremos contribuindo para tornar os alunos seres conscientes, pensantes e atuantes dentro da sociedade na qual participam.

O educador deve repensar seu importante papel, sabemos das dificuldades que o professor enfrenta, no entanto educar é uma profissão que exige responsabilidade, para que cada professor possa realmente atingir os objetivos, no que se refere a formar alunos pensantes, é necessário que este,  esteja  constantemente fazendo uma auto avaliação,  ação- reflexão -ação.
A escola tem um importante papel na sociedade por ser formadora de opinião. Nesse sentido é importante que cada professor reveja sua prática, que situações de aprendizagem estamos favorecendo ao aluno, de forma que o proporcione situações de: reflexão, criar, opinar e torna-se  no futuro um cidadão participativo e consciente.
Repensar nossa prática de forma que possamos sonhar com futuros cidadãos capazes de interagir com as adversidades existentes dentro da nossa sociedade, não só ser um mero observador, mas poder utilizar argumentos diante de situações que exijam a participação social, seja coletiva ou individual.
Se cada professor refletir sobre a importância do seu papel, poderemos sonhar com futuras transformações na nossa sociedade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário