ANALISANDO
NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM RELAÇÃO A
PROBLEMATIZAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA.
Sabe-se que um dos
grandes problemas que enfrentamos na escola está referente a leitura e escrita.
Diversos fatores contribuem para que este fato seja um problema crucial, no
entanto é interessante repensarmos novas práticas e novas atitudes para que
possamos amenizar está situação.
Embora saibamos da presença ativa da
leitura na escola, uma interrogação deve nos incomodar como professores investigadores
e integrantes desse processo.
Que
momentos de leituras e escrita estamos proporcionando aos nossos alunos?
Podemos
encontrar resposta para essa pergunta no momento que refletirmos sobre nosso
planejamento. O planejamento é uma ferramenta indispensável ao professor. (Para
conceituar a palavra planejamento VASCONCELOS, 2000, p.79) explica que este
pode ser entendido de várias formas visto que é um processo que deve está em constante
construção e mudanças.
“O planejamento enquanto construção – transformação
de representações é uma mediação teórica metodológica para a ação, que em
função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade
procurar algo vir á tona, fazer acontecer, concretizar, para isto é necessário
estabelecer as condições objetivas.”
É importante que esse planejamento esteja também inserido ao tempo, usar o tempo de forma certa irá contribuir para que possamos alcançar nossos objetivos.
É importante que esse planejamento esteja também inserido ao tempo, usar o tempo de forma certa irá contribuir para que possamos alcançar nossos objetivos.
È
necessário planejarmos nosso tempo de leitura e escrita em nossa sala de aula
para que possamos propiciar ao nosso aluno uma aprendizagem significativa . A
leitura é o caminho mais importante para se chegar ao conhecimento. Portanto, a
necessidade da familiarização das crianças com os livros desde os primeiro anos
de vida é primordial.
Ninguém
nasce um leitor, é preciso aprender a gostar da leitura, principalmente após a
forte concorrência da nova geração, com outros atrativos como internet e
videogame, que chamam a atenção da criançada. Uma das prioridades da escola é
oportunizar aos alunos o aprendizado da leitura e da escrita, valorizando-as
igualmente, pois ambas estão interligadas. Logo, deve propiciar todos os
instrumentos e condições para que a criança tenha um contato positivo com os
livros, colocando à sua disposição materiais de leitura de diversas fontes.
A diversidade textual deve ser uma estratégia pedagógica
fundamental, os contos aguça o imaginário
possibilitando a produção da escrita,
visto que leitura e escrita devem está conectadas. A prática de
leitura na escola deve ser então uma ferramenta diária de um bom educador.
“Não
é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na
ação-reflexão”(Paulo Freire)
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