terça-feira, 8 de maio de 2012


A IMPORTÂNCIA DO PAPEL SOCIAL DA LEITURA NO CONTEXTO SOCIAL E ESCOLAR.

É imprescindível que cada cidadão tenha clareza de que ser um bom leitor significa perceber o caráter utilitário do ato de ler, atendendo assim a demanda da sociedade e também para compreender a diversidade de funções que a leitura e escrita requer para a apropriação dos bens culturais.
Refletir sobre o papel social da leitura está intimamente ligado ao conhecimento que temos de mundo, ou seja, a valorização do conhecimento que cada ser possui sobre um determinado assunto. A leitura é o “carro chefe” pois é através dela que nos tornamos seres capacitados ao convívio social, saber como agir diante de uma determinada situação, saber respeitar e absorver o conhecimento do outro é conhecer direitos e deveres, e com este ter condições de cobrar, argumentar e até mesmo exigir melhorias.
A leitura é a principal ponte de crescimento para as pessoas, independente da área que atua.  A leitura não deve ser colocada como imposição e transformada em obrigação, Daniel Penac, afirma que “o verbo ler não suporta o imperativo” Se a transformamos em obrigação ela se torna um fardo pesado demais para o leitor. Para suscitar o gosto pela leitura e garantir o desejo de se ler com prazer e por prazer, o leitor, passa a visualizar essa prática como algo prazeroso. Tornar esse ato prazeroso é necessário que nas práticas de leitura em sala de aula o professor use estratégias que proporcione ao aluno interagir com o texto.
No primeiro momento as delícias do texto se encontram na fala do professor. Usando uma sugestão de Melanie Klein, o professor, no ato de ler para os seus alunos, é o “seio bom“, o mediador que liga o aluno ao prazer do texto.
Para compreender os passos utilizados numa determinada leitura, temos que refletir sobre as dimensões  que compõem o texto, de forma que desperte a atenção do leitor. No caso da escola o professor é o mediador, a prática de leitura deve ser uma ferramenta utilizada diariamente.
Nesse sentido é importante o professor utilizar em suas aulas, práticas de leituras voltadas para uma boa interação, usando  todas as dimensões que compõem um texto, de forma que o aluno possa se inserir nesse contexto.
Vejamos estas dimensões.
1ª DIMENSÃO- “ O CONTEXTO”-que engloba, entre outros,a intencionalidade e a informatividade, pois  contribuem para situar o texto dentro de uma dimensão sociocumunicativa.Fazem parte do contexto:
1.1   intencionalidade, que são as intenções do produtor do texto.; como produzir emoções : chorar, rir , enternecer-se, sentir medo, ..persuadir  o leitor : convencê-lo de uma ideia, passar informações, ensinando, instrumentalizando. Além disso,  para que os textos atinjam seus objetivos é necessário que eles se estruturem dentro de certas característica, que os fazem pertencer a gêneros textuais específicos.
1.2   Informatividade, que consiste nas informações novas ou nas informações já conhecidas que um texto traz. Essas informações fazem parte do nosso conhecido mundo. Se um texto traz informações novas, ele é de difícil compreensão: Se o texto já for conhecido, suas informações estão mais  claras. A informação também vai situar o texto em determinado momento histórico. De acordo com o contexto em que estiver inserido ajudará ao leitor a ter uma maior compreensão.
2ª dimensão – o “TEXTO”-Fazem parte da construção textual os seguintes componentes:
2.1 COESÃO- As estruturas coesivas que organiza o texto.Esses elementos são responsáveis por sua progressividade textual.
2.2  coerência - A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto.
A coerência de um texto inclui fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo, o conhecimento que esses têm da língua que usam e intertextualidade.
3ª DIMENSÃO
O INFRATEXTO- Engloba  tudo que está contido abaixo da superfície do texto. Todo texto carrega inúmeras informações implícitas que são fundamentais para sua compreensão.
4ª DIMENSÃO
O INTERTEXTO- refere-se as característica que faz de um texto dependente de outro.
Como podemos analisar para que o aluno possa inserir-se e interagir numa prática de leitura é necessário que o professor  propicie uma prática de leitura  competente . A mudança de atitude do professor pesquisador fará toda diferença na vida escolar dos seus educandos.

Pesquisa realisada nos fascículo  6 do PRO LETRAMENTO.



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