segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ratos e insetos podem: professores não!

Nuvens negras de um Estado mórbido degeneram aviltantemente a figura mais nobre do processo educacional: o professor. Este elemento poderá ser julgado, preso e condenado se insistir em compartilhar da merenda distribuída nas escolas pelas entidades responsáveis. Verdade, medida judicial não se discute, se cumpre. O governo agradece concomitantemente. O problema é do professor, ele que se vire. Não há o que reclamar. O governo ostenta sua gestão, esclarecendo que está atendendo aos Princípios da Legalidade e da Eficiência do Serviço Público. Grande eloquência e exemplo de moralidade. Contudo, não sei se merece nossos aplausos.
Crianças que não chegam às escolas por falta de transporte escolar,estruturas físicas em ruínas, desabando sobre as cabeças de alunos,funcionários e professores, por falta de manutenção. Educador e estressados e desmotivados, salários aviltantes, desvios de recursos públicos por vias corruptivas, um caos que se generaliza, um torpedo que explode nas estruturas de uma educação decadente. Exemplo de moralidade e eficiência dessa ideologia dogmática executada por legítimos representantes da classe trabalhadora.
Lotes de remédios vencidos ou não, encontrados nos lixões, toneladas de alimentos estragados, crianças passando fome, pessoas morrendo por falta destes mesmos medicamentos e a sociedade estarrecida e impotente diante deste descalabro administrativo governamental. Além da queda, o coice.
Professores impedidos de alimentar-se da merenda escolar. Cedo, às pressas, se levantam, café da manhã nem pensar, o tempo não espera, duas ou três escolas, varias conduções para ao destino chegar. Hora marcada, compromisso formalizado. Uma verdadeira proeza na execução de suas atividades pedagógicas em circunstâncias tão adversas. Atitude impensada, inadmissível e irresponsável, negar ou impedir que o educador usufrua da alimentação escolar. Negar este benefício é imprimir um atestado de incompetência, desqualificar a valorização deste profissional é jogar a educação na lata do lixo.
O Estado e o Ministério Público têm coisas mais importantes para se preocuparem. Ofertar um pão ao professor que tanto colabora didática e pedagogicamente para o desenvolvimento cultural e intelectual da nação não pode ser considerado algo errado. Errado mesmo é esta atitude medíocre e mesquinha, incompreensível para homens e mulheres de bom senso. Nos palácios e ministérios da vida todos se alimentam. Hora marcada,café pomposo, merenda excepcional, quem paga a conta? Sim, a lei11.947 de 2009 foi feita por eles, não para eles, mas para nós. Sim,estes mesmos senhores que por nós passaram, que aqui estudaram, que os formamos para vida e aos quais, modéstia à parte, contribuímos para que se tornassem excelentes profissionais. É desta forma que eles nos agradecem. Sim, este é o reconhecimento.
Caros colegas professores. “Se vocês tremem de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros” (Che Guevara). Senhores representantes, governantes e magistrados, nós que aqui estamos, por vós esperamos. “O maior prazer de um homem inteligente, é bancar o idiota diante de um idiota, que banca o inteligente” (Confúcio).
Por: Severino Ramos de Araújo Graduado em História pela UFRN
Prof° do Centro de Educ. de Jovens e Adultos
Prof° Lia Campos Natal-RN, 28 de agosto de 2011

FONTE:BLOG DE ROBERTO FLÁVIO

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

INGRATIDÃO HUMANA

Sabemos que de todas as criações Divinas nós, seres humanos, somos a obra mais perfeita. Deus nos criou Sua imagem e Sua semelhança, deu-nos inteligência, livre arbítrio e uma natureza linda, dando-nos também como mandamento, crescermos e multiplicarmos.

A raça humana é dotada por todos os dons de Deus, mas se formos observamo-nos e refletirmos sobre nossas atitudes vemos o quanto somos imperfeitos, ingratos, egoístas, intolerantes.

Com a inteligência dada ao homem ele avançou tanto a ponto de querer ultrapassar seus limites, com isso vai construindo em sua mente uma série de ideias que algumas vezes são contraditórias aos seus princípios éticos.

A tecnologia criada pelo homem é uma ferramenta bastante perigosa, quanto mais o homem avança em conhecimento tecnológico, mais diminui sua capacidade de interagir honestamente com seu próximo.
Existem milhões de pessoas nesse planeta que mesmo tendo uma vida financeira razoável, vivem infelizes. O ser humano é muito individualista, todas as suas ações estão sempre voltadas para seu bem próprio, tonando-se assim um ser muito ingrato.
A ingratidão humana é hoje um dos maiores fatores da falta de amor, falta de um bom relacionamento entre as pessoas, sendo também responsável pelo surgimento de outros sentimentos desagradáveis nas relações humanas como: ódio, rancor, vingança , surgindo assim todos os conflitos que observamos nessa humanidade.
Se nós seres humanos fôssemos gratos ao nosso Criador Eterno, faríamos das capacidades dada a nós por Deus, instrumento para nosso bem comum. O mundo certamente seria bem melhor.

Usando o principio da gratidão com sabedoria poderíamos ser bem mais felizes, certamente a natureza seria bem mais reaproveitada usando os mesmos elementos, a diferença seria apenas renovarmos os elementos utilizados, sabendo que no mandamento dado por DEUS ficou bem claro estas palavras : “Crescei e multiplicai-vos” assim seríamos verdadeiramente semelhantes as atitudes do nosso CRIADOR , que ao nos dar a terra como moradia, ofertou-nos todos os elementos necessário a nossa sobrevivência . Fizemos do livre arbítrio nossa arma, pois em nossa ingratidão vivemos numa busca desenfreada pelo individualismo .

Essa maneira errônea que usamos o nosso livre arbítrio nos faz bem diferentes de DEUS, pois Sua obra foi feita para o coletivo e dada com gratidão aos Seus filhos aqui na TERRA.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ARTIGO

ETERNOS ILUDIDOS.
Por: Paulo Correia
Jornalista
Paulo.correia@r7.com

Esses dias, os jornais de Natal e os vários blogs políticos do Rio Grande do Norte divulgaram as fotos da reinauguração da agência da Previdência Social da cidade de Angicos, no dia em que o ex-governador e ex-ministro Aluísio Alves completaria 90 anos. A cerimônia promovida no município de origem dos Alves, contou com a presença da governadora Rosalba Ciarline, do ministro Garibaldi Alves Filho e de outros políticos potiguares.

No evento, os discursos lembraram o velho político e toda a sua trajetória em favor do povo do RN. Teve até choro de Garibaldi e de Henrique Alves, tudo documentado pelas lentes dos inúmeros fotógrafos e blogueiros de plantão. Mas uma coisa passou quase despercebida nas matérias e fotos: a face do povo humilde que ainda enxerga nesses homens em cima do palanque e falando bonito, a redenção para as suas vidas.
Até quando o povo potiguar irá endeusar os políticos? Até quando irá votar em filhos e netos de ex-governador, ex-senador ou ex-alguma coisa somente porque é filho ou neto dessas figuras? Quando trataremos a política como algo sério, democrático e cívico? Seremos eternos fantoches desses nobres de ternos bem cortados?

Lendo as matérias e observando as fotografias, tive a certeza que essa realidade de subserviências irá durar ainda muitos anos. Nas fotos, a face de homens e mulheres calejados do sol inclemente e do trabalho pesado na lavoura. A face de pessoas que ouviram promessas e mais promessas ao longo das décadas, e que foram enganados por esses mesmos homens e mulheres que hoje falam em trazer o novo e resgatar a dignidade para o povo potiguar.

O trágico é a fala dessas pessoas humildes. Alguns dizendo que a família A ou B levou o progresso e a salvação para o interior e que muito mais será feito no futuro. Que futuro é esse que nunca chega? O que tanto os nobres pavões da política trouxeram para essas pequenas cidades? O que tanto trouxeram de benefícios para esses agricultores?
Levaram ao longo do século passado, pontuais melhorias, isso sim. Poderiam ter levado muito mais. As brigas políticas em períodos eleitorais e o oba-oba, isso eles levaram aos montes para o interior potiguar.

É triste saber que homens e mulheres nasceram e vão morrer velhos cobertos com o manto da ignorância. Manto esse que é constantemente colocado em seus olhos pelos espertos senhores e senhoras dos palanques políticos. A ingenuidade e o desinteresse de grande parte da população pela política é o que faz germinar, constantemente, essa fauna de “nobres” políticos. Todos preocupados somente com uma coisa: ficarem ricos e perpetuar as suas famílias no poder central.

Até quando essa Roma ainda irá existir?

NOITE DE LUAR..!



Contemplando o infinito
Numa noite de luar
A beleza resplandece
Fico a observar
Um horizonte perfeito
Com esse brilho tão lindo
Repassando-nos alegria
A natureza sorrindo
É a obra mais perfeita
Pelo Criador foi feita
De beleza indiscutível
Essa obra construída
As flores, mares e serras.
De todas as mais bonita !
É a lua que encanta
Nas árvores, os pássaros canta
Traduzindo sua euforia
Seja tristeza ou alegria
Retransmitem no cantar
Assim é a natureza
Com toda sua beleza
Que nos faz admirar

terça-feira, 16 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO EM ESTADO DE ALERTA.


DIA 16 DE AGOSTO "DIA DE PARALIZAÇÃO NACIONAL"JORNADA NACIONAL PELO PISO,CARREIRA E PNE.
EDUCADORES DE TODO O BRASIL PARAM SUAS ATIVIDADES MAIS UMA VEZ, PARA CONTINUAREM DISCUTINDO O PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO E OUTROS DIREITOS.
Em Caicó, os Professores(as) da rede municipal de ensino aguardam que a Câmara de vereadores aprove as medidas que foram negociadas entre o sindicato dos servidores e a secretaria da educação para aplicar o Piso Salarial do Magistério.

O SINDSERV. está convocando uma reunião para amanhã (16), as 2 horas da tarde no salão de eventos do CDS para informar aos Professores(as) sobre o andamento dos acordos.

A lei 11.738/08 do PSNM começará a vigorá em Caicó a partir de 1º de setembro, isto, tendo em vista a grande luta dos educadores caicoenses que exigiram o cumprimento da lei.
Postado por Antônio Neves de A. Filho
http://professorantonioneves.blogspot.com/

POEMA DE CECÍLIA MEIRELES

Nem tudo é fácil

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada
É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia.
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
Se você errou, peça desculpas...
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o...
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga...
É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar
alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça...
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza, nada é impossível
Precisamos acreditar, ter fé e lutar
para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos,
realidade!!!

Cecília Meireles

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"DIA DO ESTUDANTE"



Parabéns aos estudantes
Que faz o Brasil crescer
Estudar faz o progresso
Pra nação se desenvolver
Ter muita dedicação
Fazendo da educação
Sua fonte de prazer

Estudar é necessário
É a porta do progresso
No mercado do trabalho
Alguém só terá sucesso
Se tiver conhecimento
Tendo desenvolvimento
Ao emprego tem acesso


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MEUS PARABÉNS!!!!


Minha filha tão querida
Hoje é seu aniversário
Essa dádiva de Deus
Determina o calendário
Dia que você nasceu
Joia que Deus nos deu
Um presente bilionário

Uma flor muito bonita
Em nosso jardim nasceu
Enfeitando nosso lar
Desabrochando cresceu
Uma rosa perfumada
Por todos é muito amada
Presente que Deus nos deu

Assim agradeço a Deus
Por essa joia preciosa
Menina moça tão linda
Parecendo linda rosa
Meiga como uma flor
Doce como o amor
Dedicada e amorosa

A NARUREZA



Natureza admirável
Feita pela mão DIVINA
Olhando os oceanos
Muita água cristalina
O homem com sua ação
Transformou com sua mão
Nas marés grandes salinas

Natureza tão perfeita
Feita pelo criador
O homem com sua astúcia
Muita coisa transformou
Surgindo a poluição
E muita destruição
Estando assim um terror

O homem tem inteligência
Mas não sabe aproveitar
Usar bem a natureza
Os elementos renovar
Evitando destruir
Pra sempre tê-los aqui
Com cuidado preservar

Com tanta destruição
O planeta reagiu
Muitos desequilíbrios
Na natureza surgiu
Atitude desumana
Por toda classe humana
Que a natureza destruiu







sábado, 6 de agosto de 2011

MEU ANIVERSÁRIO


Hoje é meu aniversário
A DEUS vou agradecer
Os muitos anos de vida
Por minha saúde e lazer
Junto com minha família
Seguindo no trem a trilha
Feliz com muito prazer

Nesta minha caminhada
Obstáculos enfrentei
Agradeço ao bom Deus
Por tudo que superei
Cada dia uma nova vida
No trem com sua corrida
Felicidades encontrei

Agradeço ao Deus amado
Os anos que já vivi
Agradeço a minha família
E aos amigos que conheci
Caminhando com esperança
Feliz como uma criança
Desde de quando eu nasci

Na caminhada do trem
Vou firme lá no vagão
Com um sorriso no rosto
Muita paz no coração
Grata ao PAI CELESTIAL
Com seu amor incondicional
Me guiar nessa missão

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A REALIDADE DE CAICÓ

A cidade de Caicó viveu 10 dias de intenso movimento durante a FESTA DE SANTANA, a mesma já se tornou conhecida nacionalmente trazendo para nossa cidade inúmeros turistas e caicoenses ausentes que residem em outras regiões do país.
As pessoas que passaram na ILHA DE SANTANA certamente assistiram em algum momento, em um dos telões lá instalados a bonita propaganda da gestão municipal, na qual mostrava as obras públicas realizadas na cidade.
O mais impressionante é que todas as obras mostradas já foram repetidas mais de 4 anos, são as mesmas obras inacabadas ou que vão sendo terminadas, mas que estão sendo repetidas todos os anos, é como se a cidade tivesse um pleno desenvolvimento social, muito embora sejam as mesmas praças, ou mesmas escolas ou até o mesmo mercado público, mudando somente a propaganda. Tudo que foi mostrado são obras realizadas com as verbas federais, nada de novo foi construído, somente a propaganda é transformada e mais dinheiro público sendo gasto com a mesma. Assim a cidade passa ano e entra ano sem a população tomar conhecimento onde está sendo aplicado o dinheiro arrecadado através dos impostos cobrados pela prefeitura, e sabemos que NÃO SÃO POUCOS!!
Moramos numa cidade onde existe a cultura da politicagem, os gestores públicos gastam mais dinheiro com propaganda do que com obras, muitas vezes uma determinada obra é inaugurada mais de 10 vezes, pois a cada maquiagem realizada na mesma, como por exemplo uma parede pintada ou uma janela retirada de um local para outro há uma nova inauguração e consequentemente uma grande festa para chamar atenção do povo, é a chamada política do PÃO E CIRCO.
Não sabemos quando a população vai acordar e entender que na política não existe torcedores, somos eleitores e temos que eleger pessoas que tenham ideias novas, políticos que estejam comprometidos com o desenvolvimento social. Sabemos que muitas vezes nem temos estas opções, visto que são sempre os mesmos políticos, só mudam os acordos e as cores partidárias, essa falta de opção só acontece porque alguns homens ou mulheres de bem sabem que nas eleições o que prevalece é a máquina do dinheiro público, assim sendo por mais que exista pessoas com novos ideais não vai adianta se não tiver o dinheiro para comprar os votos. A população tem os políticos que merecem. Enquanto a população não for conscientizada e fazer do seu voto uma arma de força e não uma arma de negocio, viveremos assim nesse atraso. Quem mais sofre com isso é a juventude, pois tem que deixar suas famílias em busca de trabalho em outros centros desenvolvidos, ou fazem isso ou ficam ociosos sujeito a caírem nas tentações que o mundo oferece como droga, alcoolismo e prostituição.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FESTA DE SANTANA


Uma grande tradição
De muitos anos passados
Contando todos os costumes
Ano a ano sendo lembrado
Mostrando nossa cultura
Nossa história com bravura
Nos eventos revelados

E são muitos os turistas
Que visitam Caicó
A cidade acolhedora
Rainha do Seridó
Acolhendo com alegria
Enchendo-se de fantasia
Orgulhosa por si só

Nesse período da festa
Temos atrações variadas
Tendo nossa culinária
As refeições recheadas
Tem na ilha de Santana
Uma programação bacana
Diversos shows e baladas

Tem o passeio na praça
E reencontro acontece
Os turistas se encantam
Da cidade nunca esquece
Todo ano que voltar
De novo comemorar
O que esse povo oferece

Quando chega o domingo
É hora da despedida
Terminando a procissão
Muita gente de partida
Levando a recordação
Saudades no coração
Dessa gente tão querida