quarta-feira, 28 de setembro de 2011

REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Os princípios básicos do ensino
Os princípios básicos do ensino são aspectos gerais do processo de ensino que expressam os fundamentos teóricos de orientação do trabalho docente. Os princípios do ensino levam em conta à natureza da prática educativa escolar numa determinada sociedade, as características do processo de conhecimento, as peculiaridades metodológicas das matérias e suas manifestações concretas na prática docente, as relações entre o ensino e o desenvolvimento dos alunos, as peculiaridades psicológicas de aprendizagem e desenvolvimento conforme idades. As exigências práticas da sala de aula requerem algumas indicações que orientam a atividade consciente dos professores no rumo dos objetivos gerais e específicos do ensino.
PASSOS PARA ESSE BOM DESENVOLVIMENTO.
O professor não pode assumir um método de ensino que esteja fora da faixa etária da sua classe. Cada fase da vida está relacionada a certas características e são a essas características que o professor deve estar atento para poder alcançar o êxito esperado.
É preciso saber direcionar as aulas dentro desse propósito, para isso, o professor necessita conhecer as características que permeiam a idade da classe que ensina.

2-SER UM BOM PESQUISADOR
É impossível desenvolver uma boa didática se o professor não tem o habito de pesquisar. O LIVRO DIDÁTICO É UM ELEMENTO FUNDAMENTAL, NO ENTANTO É NECESSÁRIO QUE CADA PROFESSOR TENHA O CUIDADO DE PLANEJAR SUA AULA E TENHA CONHECIMENTO DO CONTEÚDO EXPRESSO NO LIVRO.
Não é que a lição não tenha um aparato suficiente para dar uma boa aula, é que ela é muito resumida e requer alguns recursos adicionais.

3- TER CRÍTICA AUTO SUGESTIVA

Reconhecer que precisa melhorar, que precisa mudar alguns detalhes em sua maneira dedar aula, é um dos maiores obstáculos que impede que o professor alcance um método disciplinar avançado.
O professor precisa ter a capacidade de saber criticar a si mesmo, de reconhecer que precisa de ajuda. Achar que não precisa pesquisar, que não precisa participar de reuniões, que é só abrir a lição e pronto tudo está feito, é um equivoco crucial para o impedimento do crescimento de qualquer professor. O professor deve, acima de tudo, olhar a cada dia no espelho e perguntar para si mesmo se é o professor que está alcançando os objetivos necessários

Ao inicio de qualquer assunto a ser desenvolvido é interessante que seja feito um diagnóstico do conhecimento prévio da turma a cerca do mesmo, assim o professor vai dando ênfase para que os alunos possam refletir sobre o assunto a ser estudado.
Após esse diagnóstico é interessante que o professor exponha seus argumentos sobre o assunto e nos quais OS ALUNOS POSSAM ENTENDER DE FORMA SISTEMATIZADA O CONTEÚDO QUE ESTÁ SENDO TRABALHADO.


REFERÊNCIA
LIBÂNEO, JOSE CARLOS. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

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